top of page
  • rodrigo alahmar

Postura Profissional na Musculação

Atualizado: 14 de dez. de 2022

O Profissional de Educação Física é um agente influente na vida das pessoas e da sociedade, e, portanto possui um importante papel para as mudanças de estilo na vida dos indivíduos. O professor de Educação Física pode estabelecer um elo entre as necessidades, o enriquecimento pessoal e a ocupação do tempo livre.


Saber lidar com as questões de gênero, os grupos e classes sociais, não promovendo diferenciações entre os alunos é uma conduta que deve ser observada pelo professor. Obviamente que existem pessoas que carecem de uma maior atenção, seja por “problemas” de ordem emocional ou por dificuldades motoras.


O Profissional de Educação Física deve ter a consciência do seu papel em uma sala de musculação; papel este que vai além de somente mostrar a maneira correta de executar um determinado movimento, mas principalmente de educar num contexto mais amplo.


Portanto, ensinar a utilizar corretamente os aparelhos (no que tange a ajustar corretamente as máquinas para a necessidade do biotipo físico de cada aluno). Manter a ordem na sala de aula (orientando para a importância de guardar os materiais após o uso) e a interpretar o programa de treinamento, fazendo seu aluno saber que cada variável prescrita no programa de treino possui uma correlação direta com os objetivos citados pelo mesmo na anamnese.


A busca pelo conhecimento é constante, portanto, para saber fazer um exame biomédico, medir a estatura, aferir as dobras cutâneas, aferir a pressão arterial, tomar o pulso, necessita de conhecimento científico. Este conhecimento não se adquire lendo revistas de moda e seus congêneres. É necessário ler artigos científicos, bons livros, participar de cursos e grupos de estudo.


Não somos donos da verdade e não vivemos isolados. O que é verdade neste momento pode em algum lugar do mundo estar sendo desmentida por alguma pesquisa científica. Outro fator importante a ser citado se refere às equipes multidisciplinares na área da saúde. Conhecer, confiar e ter profissionais que possam somar é muito importante; muitas patologias e lesões precisam da intervenção de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, portanto, a parceria é sempre bem-vinda.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page